Presente em diversos locais do corpo, a foliculite é muito mais normal do que as pessoas imaginam. Bastante parecidas com cravos e espinhas, elas podem causar irritações e até mesmo desconfortos. Portanto, para não restar suspeitas sobre esse assunto tão recorrente, confira algumas dicas e evite ou cuide desse problema da melhor forma possível.
O que causa a foliculite?
Assim como outros temas associados à pele, os hábitos do dia a dia podem ser cruciais para a ocorrência de foliculite. Dessa maneira, a causa dela geralmente está associada ao uso de lâminas para depilação de forma incorreta e crescimento de pelos no sentido contrário. Além disso, outro fator muito comum são fungos e bactérias.
E a foliculite interna?
Presentes na superfície de algumas regiões do corpo, a foliculite também aparece por baixo da pele. Sendo assim, é possível que existam alguns sintomas comuns no local. Entre eles são comuns dores, inchaço e até mesmo cicatrizes.
Saiba a melhor maneira de identificar
Apesar de recorrente em diversas pessoas e partes do corpo, a foliculite pode muito bem ser confundida com uma espinha ou cravo. Portanto, para diferenciar e iniciar o tratamento o mais rápido possível, preste atenção em alguns pontos. Em situações de foliculite superficial, a região fica avermelhada e existe sensação de coceira.
Como tratar?
Já que estamos falando de uma questão que pode ter diversas causas, o tratamento também é amplo e está relacionado diretamente a esse ponto. Nesse sentido, caso o objetivo seja cuidar de uma foliculite decorrente de fungos e bactérias, o ideal é utilizar medicamentos antibióticos e antifúngicos. Por outro lado, se a sua intenção é tratar algo devido a depilação indevida, experimente compressas quentes e mantenha o local higienizado.
Dicas para evitar a foliculite
Se a sua intenção é prevenir para que esse tipo de situação não aconteça, lembre-se sempre de trocar a lâmina regularmente. Ou então, opte pela esfoliação da pele constantemente (até duas vezes por semana) e utilize água ou creme para diminuir o atrito ao depilar.
Gostou dessas informações sobre a foliculite? Para saber mais a respeito desse e de outros temas, fique de olho no blog da Natuee e aproveite. Aqui você encontra tudo que precisa para ter uma pele saudável e bela.