Apesar de serem um incômodo, nem toda espinha é igual. Existem diferentes tipos de acne, e cada uma delas precisa receber um tratamento específico. A acne mais comum é aquela que se desenvolve durante a adolescência. A puberdade causa alterações nos níveis hormonais, principalmente de testosterona.
Esses hormônios fazem com que as glândulas sebáceas produzam sebo para proteger a pele. A acne começa quando a gordura se mistura com as células mortas da pele e começa a obstruir os poros.
Causas mais comuns para a acne
Fatores hormonais
Um dos fatores mais determinantes é um desequilíbrio na produção de hormônios andrógenos e estrógenos. A relação direta entre o fator hormonal e a acne ocorre pelo fato de que em muitos casos a mulher propensa à acne sofre de hiperandrogenismo, apresentando distúrbios menstruais, hirsutismo, etc., manifestações que se agravam uma semana antes do ciclo menstrual.
Hiperfunção das glândulas sebáceas
O sebo humano é composto por triglicerídeos, colesterol, ésteres de colesterol e ácidos graxos. Com a alteração qualitativa e quantitativa do sebo, pode ocorrer o aparecimento de espinhas.
Fator genético
Há uma certa predisposição genética, embora a alta frequência com que essa doença ocorre torne muito difícil avaliar a influência da história familiar.
Alimentação
Existem alguns alimentos ricos em gorduras saturadas que podem afetar negativamente as complicações da acne. Portanto, é importante seguir uma dieta balanceada a fim de reduzir o aparecimento de acne na pele.
Fatores psicológicos e emocionais
Estresse e ansiedade são fatores que contribuem para o agravamento do quadro clínico.
Alguns tipos de tratamento para eliminar a acne
Em primeiro lugar, esclareça que esta lista é informativa e que, para realizar um tratamento de acne, marque uma consulta aqui na Clínica Natuee . Nós iremos avaliar qual é a melhor solução para cada tipo de pele.
Medicamentos tópicos
Retinóides
Este medicamento é usado como creme, gel ou loção. Sua aplicação é noturna e sua principal função é evitar o entupimento dos folículos pilosos.
Ácido salicílico e ácido azeláico
Estes ácidos contém propriedades antibióticas bastante eficazes. Também têm como principal função evitar o entupimento dos folículos pilosos.
Peróxido de benzoíla
O peróxido de benzoíla trabalha para tratar e prevenir a acne, matando as bactérias sob a pele, além de ajudar os poros a eliminar as células mortas da pele e o excesso de sebo.
Medicamentos orais
Além disso, existem os seguintes medicamentos orais que podem controlar esse distúrbio da acne como antibióticos, anticoncepcionais e isotretinoína.
Marque agora a sua consulta
O melhor tratamento para acne depende de cada caso. Por isso, o especialista precisa fazer uma avaliação detalhada. Na Clínica Natuee há diversos médicos dermatologistas a sua disposição. Não perca tempo e marque uma consulta. Aqui, seu bem-estar é prioridade!