Quem nunca sonhou em parecer mais jovem e recuperar “os anos perdidos”, pelo menos no rosto? O rejuvenescimento facial chega com a premissa de acabar com as incômodas rugas e marcas de expressão, cada vez mais presentes com o passar do tempo.
Apesar de parecer um problema simples, algumas pessoas sofrem demais com o envelhecimento precoce e com o surgimento das marcas de expressão e rugas. Isso porque a aparência está intimamente ligada à autoestima, e quando você não se sente bem com o visual, desencadeia uma série de problemas psicológicos.
Então, que tal conhecer mais a respeito do rejuvenescimento facial, os tratamentos envolvidos e seus benefícios?
O que é o rejuvenescimento facial?
O rejuvenescimento facial é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa, como o nome sugere, tornar o rosto mais jovem. A ideia é ajudar o paciente a recuperar o visual da juventude, suavizando rugas e marcas de expressão. Muito procurado por diversas faixas etárias, homens e mulheres, é um tratamento com resultados expressivos, colaborando para uma boa autoestima, aparência e saúde mental.
As marcas de expressão e rugas suavizadas pelo rejuvenescimento facial são as dinâmicas, que surgem ao redor da boca, na região dos olhos, sobrancelhas e testa. Essas rugas são ocasionadas pelos movimentos constantes nessas regiões do rosto.
O que causa o envelhecimento da pele?
Antes de fazer o rejuvenescimento facial, você precisa entender que certas ações aceleram o envelhecimento natural da pele, alterando a textura e a coloração da pele, bem como sua firmeza.
Nem tudo é evitável. O hábito de rir, chorar, se expressar, bocejar, abrir a boca para comer, as caretas que fazemos durante exercícios físicos, são naturais e não devem ser limitadas por questões estéticas. Mas, existem alguns fatores que colaboram para a aparição de alguns desses sinais antes dos 30 anos de idade, a depender do paciente e de questões genéticas. Isso inclui:
- Tomar sol sem proteção;
- Ter uma alimentação inadequada;
- Consumir bebidas alcoólicas;
- Fumar;
- Estresse;
- Exposição à poluição;
- Prática de atividade física em excesso;
- Entre outros.
Como funciona o procedimento de rejuvenescimento facial?
Depende bastante da técnica envolvida. O procedimento em si varia de acordo com a recomendação médica. Como cada rosto possui suas particularidades, o especialista irá analisar sua situação, entender seus desejos e recomendar o que mais combina com você neste momento.
É possível realizar o rejuvenescimento facial através da aplicação de toxina botulínica, bioestimuladores de colágeno e ácido hialurônico. Essa combinação promove mais sustentação e firmeza à pele, o que gera uma aparência mais lisa e hidratada, que remete à juventude, melhorando o aspecto visual do rosto.
Ainda assim, é importante ressaltar que os resultados variam de acordo com o método utilizado. Portanto, é imprescindível consultar o especialista antes de procurar por um tratamento específico. Somente alguém com experiência e expertise no rejuvenescimento facial poderá indicar o que mais combina com você.
Rejuvenescimento Facial a Laser Fracionado
Uma das opções de rejuvenescimento facial mais buscadas é o tratamento a laser. Esse procedimento age nas camadas superficiais e profundas da pele, estimulando a produção do colágeno, além de suavizar as marcas de expressão e rugas que o paciente já possui. Conforme o laser é aplicado, a pele é aquecida e as camadas superiores e médias são removidas. Isso também promove um certo grau de clareamento, além de promover a renovação celular.
Luz intensa pulsada
Esse procedimento é recomendado para o tratamento de vasos, da melanose celular e de poros dilatados. Funciona assim: nosso corpo possui substâncias como água, melanina e hemoglobina, que reagem à luz intensa. A luz é pulsada de forma estratégica, a fim de gerar as reações certas e promover a renovação celular.
Peeling Químico
O rejuvenescimento facial com peeling químico traz mais brilho à pele, ao mesmo tempo reduz linhas finas e pequenas manchas. A pele é descamada, promovendo a renovação celular e suavizando os sinais de envelhecimento. O peeling pode ser aplicado de forma superficial ou intensa, dependendo do seu caso e dos seus objetivos.
Terapia fotodinâmica
Esta terapia faz parte do conjunto de técnicas do rejuvenescimento facial. A ideia aqui é melhorar a textura e a coloração da pele. Para isso, é usado um fármaco fotossensibilizante e uma fonte de luz, que gera reações na pele.
Ácido Hialurônico
Quem já fez harmonização e preenchimento facial conhece o ácido hialurônico. Mas, ele não está limitado somente a essas aplicações, e pode ser usado no rejuvenescimento facial. Com sua aplicação, a pele recebe hidratação intensa, reduzindo as rugas, os sulcos e marcas de expressão, além de promover uma textura mais jovem.
Sculptra
Este tratamento funciona com a aplicação de uma substância que promove a produção de colágeno, o que melhora o aspecto da pele e retarda o envelhecimento, prevenindo a formação de novas rugas, ao mesmo tempo que suaviza as já existentes.
Toxina botulínica
Este tratamento é tão ou até mais popular que o laser. A ideia aqui é aplicar a toxina botulínica na face. Como ela é um agente proteico biológico, acontece um bloqueio neuromuscular, uma espécie de paralisação localizada, que inibe a acetilcolina. Com isso, várias rugas e marcas de expressão podem ser suavizadas, incluindo sulcos e pés de galinha.
Quais são os benefícios do rejuvenescimento facial?
Suavizar as rugas e linhas de expressão é apenas um dos benefícios do rejuvenescimento facial. É verdade que o tratamento produz resultados a curto prazo, mas também trabalha para a prevenção ao envelhecimento, já que a pele é estimulada a produzir colágeno e outras substâncias que promovem mais firmeza, elasticidade e hidratação.
- Estética mais jovial;
- Restauração do aspecto natural do rosto;
- Melhora na autoestima;
- Aparência mais agradável;
- Textura da pele mais lisa e hidratada;
- Estímulo dos músculos faciais e da pele;
- Clareia áreas escuras;
- Remove pequenas manchas;
- Suaviza marcas de expressão;
- Previne o envelhecimento acelerado da pele;
- Entre outros.
Quando é o momento para procurar o rejuvenescimento facial
O processo de envelhecimento da pele acontece ao longo de toda a vida, mas se agrava na faixa dos 30 anos. Isso acontece porque a produção de colágeno diminui, o que gera aquela expressão “triste” ao redor dos olhos, boca, testa e entre as sobrancelhas. Com isso, pacientes a partir dos 25 anos podem procurar um especialista para se informar e começar a trabalhar em maneiras de suavizar as rugas e reverter o envelhecimento da pele, suavizando rugas e marcas de expressão.
Até mesmo a prática de exercícios pode levar ao aparecimento de certas rugas e marcas de expressão. Então, é importante saber equilibrar tudo e garantir que a sua vida não seja regada a excessos e situações desfavoráveis para seu corpo. Tudo tem um limite!
Que partes do rosto podem ser rejuvenescidas?
As áreas que mais recebem atenção durante o processo de rejuvenescimento facial são aquelas que estão mais expostas aos efeitos do tempo, como a testa, os lábios, a maçã do rosto e seus arredores. Quaisquer partes do rosto que tenham movimentos repetitivos tendem a apresentar rugas faciais dinâmicas e marcas de expressão. Por isso, os tratamentos normalmente são voltados a cuidar dessas áreas.
Porém, todo o rosto pode ser trabalhado durante o rejuvenescimento facial. Isso acontece por conta do estímulo que as células recebem através dos diferentes métodos e procedimentos. Com isso, o envelhecimento é retardado e o paciente ganha diversas melhorias na sua aparência facial.
Os resultados dos tratamentos costumam ficar evidentes em até 72 horas da sua aplicação. Mas, não significa que os resultados serão eternos. É preciso repor as substâncias e garantir a manutenção dos tratamentos a cada 6 meses, aproximadamente. Do contrário, o colágeno volta aos níveis anteriores e a pele começará a apresentar um aspecto mais flácido novamente.
Como evitar o envelhecimento precoce da pele
O tempo é implacável. Nenhum de nós é imune a ele seus efeitos. Porém, existem alguns hábitos bastante simples que podem fazer a diferença quando o assunto é a aparência da pele. Outros são mais complexos e darão um pouco mais de trabalho, mas é tudo uma questão de força de vontade, adaptação e acompanhamento médico.
Os resultados das ações preventivas dependerão do seu comprometimento e de onde você quer chegar. Mas, vale destacar que não existem garantias de que apenas ações preventivas irão impedir que sua pele envelheça mais depressa.
Portanto, se o seu foco está em prevenir o envelhecimento acelerado da pele, tente não se desesperar com aquelas ações que você faz no dia a dia, como bocejar, rir ou sentir qualquer emoção. Foque nos verdadeiros causadores de problemas, como os descritos acima. Ter uma boa noite de sono também influencia bastante, pois descansa o corpo e repõe energias importantes para manter o organismo saudável.
Durma bem
Se você tem uma rotina de sono ruim, comece por ela. Dormir pouco causa estresse, o que normalmente leva ao consumo de drogas como o cigarro e o álcool, além de uma alimentação inadequada. Se você tem pouco tempo para dormir, provavelmente tem pouco tempo para preparar uma refeição equilibrada, certo?
Cuidado com o sol
Sempre passe o filtro solar antes de sair de casa. Não importa se é um dia ensolarado ou se está nublado, você ainda será exposto aos raios solares. Essa exposição pode escurecer a pele ao redor dos olhos e causar danos à pele, levando ao envelhecimento precoce e até mesmo doenças como o câncer de pele.
Diga não ao cigarro
Pare de fumar. O cigarro é altamente prejudicial à saúde e suas substâncias químicas colaboram para o aparecimento de diversas doenças, incluindo o envelhecimento da pele. Abandonar o cigarro não é fácil, mas é possível. Procure assistência médica, incluindo psicológica e comece a remover este obstáculo da sua vida pouco a pouco. Um dia, você irá sentir-se completamente livre, quando perceber que não precisa mais fumar. Sua pele e seu corpo agradecem.
Evite o álcool
Beber álcool pode parecer uma boa ideia, a princípio, mas o exagero leva ao envelhecimento da pele. Quando você bebe álcool em excesso, seu corpo fica desidratado. A pele é uma das primeiras vítimas, ficando ressecada, o que facilita o surgimento de rugas e marcas de expressão. Por isso, evite bebidas alcoólicas, e se beber, seja responsável. Seu fígado também agradece.
Mantenha-se hidratado
Beba cerca de dois litros de água por dia. A água está presente em qualquer líquido, mas não significa que beber refrigerante seja algo saudável. Portanto, sempre recomendamos que seja água pura. Contudo, é possível beber sucos naturais e absorver líquidos de alimentos e frutas. Então, saiba dosar de acordo com a sua rotina e mantenha-se sempre hidratado. Consuma alimentos naturais e suculentos, evite sal e açúcar em excesso. Essa dica vale para colaborar com o rejuvenescimento facial, mas também serve para garantir o equilíbrio do seu corpo. Afinal, somos feitos de água.
Viu só? O rejuvenescimento facial é um tratamento incrível. Não se trata de um milagre ou mágica, mas ciência. É sobre a aplicação de substâncias e o uso de procedimentos que melhoram o aspecto facial a curto, médio e longo prazo. Mas, também depende da sua colaboração. Afinal, nada dura para sempre, não é mesmo?
Equilibrar uma boa rotina de alimentação, exercícios físicos, muita hidratação e procedimentos de rejuvenescimento facial é uma combinação que trará resultados muito eficazes e bonitos para o seu rosto. Portanto, esperamos que você siga nossas dicas!
Venha fazer seu rejuvenescimento facial com a Clínica Natuee!
Ser natural é se cuidar. Por isso, a Natuee cuida da sua saúde, a começar pela sua autoestima. Seu corpo não te agrada? Podemos trabalhar nisso, corrigindo imperfeições, suavizando marcas e garantindo que você recupere ou conquiste a aparência que deseja.
Trabalhamos com tecnologia de ponta, marcas consagradas e profissionais com muita experiência. Isso nos permite desenvolver tratamentos para estrias e outras situações dermatológicas com finesse, promovendo resultados transformadores para a vida dos nossos pacientes.
Aqui, você estará amparado desde sua primeira consulta até o final do seu tratamento. Tem dúvidas, está preocupado ou quer saber como algo funciona? Sem problemas! Todas suas perguntas serão respondidas.
Com a Clínica Natuee é assim: tudo é transparente e natural. Seu bem-estar é nossa prioridade!
Dra. Julia Ocampo Lyra
CRM 170774