A alteração hormonal é mais comum do que imaginamos e pode ser a causa de diversos problemas de saúde. Nosso corpo necessita, diariamente, de uma série de componentes para funcionar. Dentre os mais importantes estão os hormônios, que são produzidos por órgãos ou glândulas do sistema endócrino.
Saber identificar possíveis sintomas causados por este tipo de desequilíbrio é muito importante. Pensando nisso, separamos informações sobre alteração hormonal e os 5 problemas mais recorrentes que ela pode provocar. Acompanhe!
O que é alteração hormonal?
A alteração hormonal acontece quando há falha na produção ou liberação de algum hormônio, tanto para mais quanto para menos. Assim, o desequilíbrio afeta diretamente a atividade controlada por este hormônio, causando problemas.
Possíveis causas
Alterações no sistema endócrino podem ser programadas ou patológicas. O primeiro tipo se refere a mudanças esperadas, que fazem parte do ciclo da vida, como a gestação, menopausa e andropausa.
Já o segundo tipo, as disfunções patológicas, são aquelas que geram doenças. Entre as mais comuns estão a diabetes e a síndrome dos ovários policísticos.
Sintomas
A partir do desequilíbrio em determinada glândula ou órgão, alguma parte do corpo sofrerá os efeitos da falta ou excesso de hormônios. A seguir, vamos listar 5 problemas que podem ser sintomas de disfunções hormonais.
Cansaço excessivo
A baixa produção de hormônios da tireoide, hipoitereoidismo, podem gerar um cansaço excessivo. Isso porque, as substâncias liberadas pela glândula controlam o metabolismo. Por isso, os níveis de energia e concentração do indivíduo são afetados.
Desequilíbrio de peso
Outro problema da alteração hormonal, especialmente na tireoide, são mudanças de peso repentinas. Engordar ou emagrecer em um curto período de tempo sem alterar a dieta ou atividades físicas não é saudável.
Queda de cabelo
A queda de cabelo pode ser causada pelo desequilíbrio de diferentes hormônios, como os da tireoide, a testosterona e o estrogênio. Além disso, o excesso de cortisol (hormônio do estresse) pode causar a queda intensa dos fios.
Acne
Na adolescência, quando há uma mudança natural dos hormônios, o surgimento de espinhas é comum. Entretanto, tanto homens quanto mulheres, podem ter acne na fase adulta. Quando a testosterona está muito alta a pele fica muito oleosa e por isso surge uma grande quantidade de espinhas.
Dificuldade para dormir
Um sono regulado depende de vários hormônios – hormônios do crescimento (GH) e da tireoide (TSH), melatonina e testosterona. Desequilíbrio nestes hormônios podem deixar a pessoa muito ansiosa e com dificuldade para dormir.
Diagnóstico e tratamento
Se você apresentar algum destes sintomas, deve consultar um endocrinologista. O diagnóstico de alteração hormonal é feito através de exames de sangue e, em alguns casos, ultrassom.
Como o desequilíbrio pode acontecer com diferentes hormônios, os tratamentos também variam. Na Clínica Natuee você encontra profissionais especializados na área prontos para te atender. Aproveite a visita e marque uma consulta!