O suor intenso que surge nos momentos mais inesperados do dia traz um enorme desconforto para quem vivencia isso. É por isso que as pessoas que lidam com a hiperidrose axilar costumam sofrer em diferentes aspectos sociais. Se você é uma delas, não se preocupe, pois este problema pode ser tratado.
O que é Hiperidrose Axilar?
A sudorese (transpiração) é uma condição natural que ajuda a manter a temperatura do nosso corpo. Por isso, é normal suar quando está calor, durante a prática de atividades físicas ou mesmo em situações de estresse. Em paralelo a isso, temos a sudorese excessiva, que é aquela que ocorre mesmo sem a presença de qualquer desses fatores.
Isso ocorre porque as glândulas sudoríparas estão trabalhando em excesso, ocasionando a chamada hiperidrose, que pode acometer diferentes partes do corpo, como as palmas das mãos, plantas dos pés, virilha etc. Quando a região afetada são as axilas, a chamamos, então, de hiperidrose axilar.
Esta condição marcada pelo excesso desagradável de suor embaixo dos braços não tem relação direta com o mau odor. Ela pode decorrer de diferentes causas, que vão de fatores hereditários e emocionais a consequência de algumas doenças como linfomas e diabetes, ou efeitos colaterais de uso de medicamentos e também alterações hormonais.
Como tratar a Hiperidrose Axilar?
Mesmo que a hiperidrose axilar não seja uma patologia grave, a transpiração extrema pode colocar as pessoas em situação embaraçosa, desconfortável e induzir a ansiedade. Em alguns casos, chega a perturbar os aspectos sociais da vida de uma pessoa, atrapalhando no bem-estar emocional, em relacionamentos e até mesmo na carreira.
Mas, para amenizar os efeitos disso em sua vida, há soluções. Confira alguns tratamentos para a hiperidrose axilar.
Aplicação de toxina botulínica
A ação da toxina botulínica, ou seja, do botox, inibe a acetilcolina, neurotransmissor que regula a produção de suor. Com isso, ao injetá-la na região da axila, há uma interrupção temporária da produção de suor na região, eliminando aquela sensação desagradável de transpiração excessiva.
Esse não é um tratamento definitivo, portanto, deve ser realizado periodicamente, pois a substância tem efeito por cerca de seis meses.
Simpatectomia Torácica Endoscópica (STE)
Trata-se da remoção cirúrgica das glândulas sudoríparas das axilas, indicada em casos graves que não respondem aos tratamentos clínicos, por se tratar de um procedimento invasivo. A STE desliga o sinal que avisa ao corpo para suar excessivamente.
Deve ser considerada como último recurso para tratar a hiperidrose axilar pois pode gerar complicações como começar a suar em outras áreas do corpo, o que é chamado de hiperidrose compensatória.
Agende sua avaliação
Se você sofre com os inconvenientes da hiperidrose axilar, que tal agendar uma consulta aqui na Clínica Natuee? Nossa equipe de profissionais irá avaliar seu caso e recomendar o tratamento mais adequado para aumentar sua qualidade de vida. Entre em contato conosco e marque uma visita.