Nutrólogo: Quando devo ir ?

Talvez você deva estar se perguntando: o que é um nutrólogo? É o mesmo que nutricionista? E não, não é.

Por isso, preparamos este conteúdo para explicar tudo o que você precisa saber sobre a função do nutrólogo e como ele pode ajudar na sua saúde. Afinal, sabemos o quanto uma boa nutrição influência na qualidade de vida.

O que é um nutrólogo?

O nutrólogo é um médico, formado em Medicina com especialização em Nutrologia, um dos ramos mais importantes da medicina moderna. Assim, é um profissional que possui conhecimentos gerais de várias áreas médicas, mas com a especialização relacionada à nutrição, sendo capaz de prescrever medicações.

Sua função é entender como os nutrientes dos alimentos se comportam no nosso organismo, identificando a origem de patologias pelo excesso ou falta deles através de diagnósticos e exames, atuando na prevenção e tratamentos de doenças.

Assim, o nutrólogo é responsável por:

• Entender a função de cada nutriente em nosso organismo;
  • Identificar maus hábitos alimentares e promover uma mudança do estado nutricional;
  • Passar orientações nutricionais para prevenção e tratamento de doenças e distúrbios alimentares;
  • Prescrever medicamentos;
  • Realizar exames e fazer acompanhamento de tratamento médico.

Entenda a diferença entre nutricionista e nutrólogo

Enquanto um nutricionista, profissional formado em Nutrição com conhecimentos relacionados à alimentação, metabolismo energético, avaliação nutricional e química dos alimentos, pode atuar nos segmentos de saúde, indústria e gastronomia, sendo o responsável por criar e orientar dietas personalizadas para reeducação alimentar com fins de perda de peso ou ganho de massa magra, por exemplo, o nutrólogo atua exclusivamente na área da saúde, possuindo em sua formação conhecimentos relacionados à anatomia, patologia e farmacologia para diagnóstico e tratamento de quadros clínicos relacionados a distúrbios alimentares e doenças nutricionais como diabetes, hipertensão arterial e obesidade. Sendo responsável por solicitar exames laboratoriais, exames de imagem, eletrocardiograma, teste ergométrico, monitorização ambulatorial da pressão arterial, entre outros, e prescrever remédios e suplementos.

Dessa forma, uma função pode trabalhar como complemento da outra, assim como um psicólogo e psiquiatra, por exemplo. Sendo nesse caso um responsável por criar uma rotina de dieta de acordo com sua finalidade, e o outro para criar uma mudança do estado nutricional com dietoterapias direcionadas à prevenção ou tratamento de doenças nutricionais e distúrbios alimentares.

Quando devo ir ao nutrólogo?

Existem diversas situações que não se limitam apenas à mudança alimentar e aumento de exercícios, mas sim que possuem uma causa por trás e necessitam de uma investigação maior, acompanhamento ou tratamento contínuo, é aí que você deve procurar um nutrólogo.

Por exemplo, ao descobrir ou desconfiar de alguma patologia ou distúrbio alimentar; pessoas idosas com maior dificuldade de digestão e absorção de determinados nutrientes e alimentos; para acompanhamento de atletas; e pessoas que têm dificuldade de emagrecer, engordar ou manter o peso. Afinal, ele é capaz de avaliar o efeito dos nutrientes no seu organismo e entender os motivos de determinadas dietas não funcionarem para você. Assim como identificar alergias e intolerâncias alimentares através do comportamento de tais substâncias no seu organismo.

O nutrólogo pode atender a diversas especialidades médicas como nutrologia geriátrica, nutrologia neurológica, nutrologia cardíaca, nutrodermatologia, nutrologia em doenças infecto-parasitárias, nutrologia em ginecologia e obstetrícia etc.

Dessa forma, o nutrólogo é indicado em casos de:

• Doenças crônicas de tratamento contínuo como obesidade infanto-juvenil e adulta, Diabetes mellitus 2, hipertensão, aterosclerose e osteoporose;
  • Distúrbios alimentares como compulsão alimentar, bulimia, anorexia, Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica;
  • Vigorexia, ortorexia, magreza em excesso ou sobrepeso, desiquilíbrio nutricional;
  • Desnutrição da criança, adultos e idosos, dificuldade para ganho de massa magra, e síndrome metabólica;
  • Sacorpenia, osteopenia, intolerância à glicose, hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia;
  • Esteatose hepática não-alcóolica (fígado gorduroso);
  • Alergias alimentares, intolerância à lactose e doença celíaca;
  • Acompanhamento pré e pós-cirurgia bariátrica;
  • Anemias carenciais;
  • Deficiência e excessos de macronutrientes e micronutrientes;
  • Intoxicação crônica por metais tóxicos;
  • Constipação intestinal e diarreia crônica;
  • Dispepsias, distensão abdominal crônica, disbiose intestinal, SIBO, e síndrome do intestino irritável;
  • Fadiga crônica;
  • Orientações nutrológicas para pessoas com nefropatia, hepatopatia, pneumopatia e cardiopatia.

Quais as vantagens do acompanhamento com o nutrólogo?

Existem diversos benefícios que o acompanhamento nutricional com o nutrólogo pode proporcionar para você.

Aqui, separamos em 3 principais tópicos, o conjunto de vantagens que esse acompanhamento possibilita:

1) Prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças e distúrbios:

O acompanhamento nutricional com um nutrólogo não só analisa sua alimentação, como também permite a avaliação da composição corporal e de seus exames bioquímicos, contribuindo tanto para uma nutrição preventiva, que melhora a alimentação de pacientes que ainda não manifestaram alterações importantes em sua saúde, quanto para alertar e identificar inúmeros sintomas ou problemas de saúde, dos mais simples como anemias, aos mais graves e complexos como doenças crônicas, incluindo alergias ou intolerâncias. E assim, por meio de dietoterapias, suplementos e/ou medicamentos, encaminhar para os tratamentos mais eficientes através de um diagnóstico mais detalhado e consistente.

2) Garantia de mais saúde e bem-estar:

O auxílio de uma nutrição adequada para o seu corpo, contribui para uma melhora do metabolismo e sistema imunológico; em ter mais disposição; uma melhor absorção dos nutrientes; e amenização de sintomas decorrentes da menopausa, depressão, TPM, entre outros. Garantindo assim mais qualidade e uma melhor nutrição em todas as fases da vida.

3) Entendimento sobre os alimentos e o comportamento deles no seu corpo:

Através de exames é possível identificar se seu organismo está conseguindo absorver os nutrientes corretamente, se existem deficiências ou excessos de determinados nutrientes, e quais substâncias são benéficas e maléficas para você. Trazendo assim a percepção de quais hábitos alimentares contribuem para o quadro nutricional, considerando o que o seu corpo precisa.

Agende sua consulta com um nutrólogo da Clínica Natuee

A Clínica Natuee possui um corpo clínico com médicos de diversas especialidades que atuam de forma integrada para oferecer um atendimento completo com tratamentos e procedimentos seguros e atuais, além de proporcionar um atendimento humanizado em um ambiente pensado para o seu conforto e privacidade com horários estendidos e possibilidade de atendimento à distância (telemedicina) na primeira consulta.

Entre nossas especialidades está a Nutrologia: nosso nutrólogo avalia e acompanha sua saúde nutricional, contribuindo para adoção de uma rotina alimentar de acordo com as necessidades observadas para que você tenha uma maior qualidade de vida.

Dra. Julia Ocampo Lyra
CRM 170774